INSPEÇÃO EM EQUIPAMENTOS DE COMBATE À PRINCÍPIOS DE INCÊNDIOS.
Um extintor de incêndio é um dispositivo de proteção contra incêndio, ativo, usado para extinguir princípios de incêndio. Tipicamente, um extintor de incêndio é constituído por um vaso de pressão cilíndrico, contendo um agente que pode ser descarregado para extinguir um incêndio.
Existem vários tipos de extintores, que são usados para diferentes classes de incêndios e normalmente são instalados em edifícios em locais de fácil acesso e devem ser utilizados por pessoas devidamente treinadas e qualificadas.
Mangueiras de combate à incêndio fornecem uma fonte razoavelmente acessível e controlada de água para combater um princípio ou um incêndio. O comprimento de uma mangueira de incêndio completamente estendida é de 15 ou 30 metros, com um diâmetro de 1 ½ ou 2 ½ polegadas. São dotadas de engate rápido nas duas extremidades, os quais são facilmente acoplados ao bocal da rede de hidrantes e do esguicho lançador de água ou espuma.
As mangueiras de combate a incêndio, assim como os extintores de incêndio, requerem um programa de manutenção periódica e regular, sempre em conformidade com Normas Brasileiras regulamentadas pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas e deve ser realizado por uma pessoa/empresa devidamente qualificada e capacitada e acreditada por órgão certificador, nesse caso o INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.
A Falta de manutenção pode levar um extintor ou uma mangueira a não funcionar corretamente quando necessário, o que pode acarretar prejuízos incalculáveis, tais como perda de vida e do patrimônio.
A ZG CONSULTORIA dispõem de profissionais qualificados e capacitados para orientá-lo em todos os processos e normas que regulamentam a Inspeção, manutenção e recarga dos extintores e a inspeção e manutenção das mangueiras de incêndio.